terça-feira, 10 de maio de 2016

ACUPUNTURA EMAGRECE????


ACUPUNTURA E O EMAGRECIMENTO


A Acupuntura baseia-se em métodos da Medicina Tradicional Chinesa, tendo como objetivo, equilibrar as energias do organismoDuas das principais técnicas da Acupuntura são: Acupuntura Sistêmica (agulhas inseridas em pontos específicos do corpo) e a Aurículoacupuntura (agulhas, micro-esferas ou sementes aplicadas na orelha).

A Acupuntura Sistêmica tem como objetivo tratar pontos do organismo para regularizar o fluxo de energia interna, restabelecendo o seu equilíbrio e funcionamento normal.

 A Auriculoacupuntura usa a orelha, que é um local dotado de nervos e vasos sanguíneos, apresentando pontos específicos que correspondem aos órgãos do corpo humano, os quais ao receberem estímulos, reflexamente estarão sendo estimulados os órgãos correspondentes.

O tratamento realizado com Acupuntura é precedido de um diagnóstico baseado nos princípios da Medicina Chinesa e posteriormente que poderá ser realizada a aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo.

Muitos questionam a eficácia da Acupuntura para emagrecer. Nesse sentido, faz-se necessário reforçar a informação de que o tratamento em si, não provoca perda de peso. Entretanto, auxilia e muito, nos processos de emagrecimento.

Isso porque o tratamento realizado com a Acupuntura equilibrará o metabolismo, diminuirá a ansiedade, ajudará a controlar a compulsão por comida, e ajudará o organismo a eliminar algumas toxinas de forma eficaz. Então, a pessoa não perderá nenhum grama com a Acupuntura e sim, irá estruturar seu organismo para estar em condições de emagrecer.

Podem-se exemplificar algumas ações da Acupuntura, como:
ü Regulagem do apetite, o qual esse efeito ajudará a comer apenas o suficiente para atender as necessidades do organismo.
ü Outro aspecto beneficiado nesse processo é o funcionamento intestinal. A prisão de ventre, por exemplo, pode provocar inchaços e dores na região abdominal, além de indisposição e outros problemas. O tratamento com Acupuntura age reeducando o intestino, o estimulado a funcionar de maneira eficaz, contribuindo para a purificação do organismo.
ü Outro exemplo que pode fazer a pessoa ganhar peso é o fato de dormir mal, já que a falta de sono contribui para o aumento da ansiedade e do estresse. O tratamento com Acupuntura ajuda a relaxar, proporcionando o resgate da qualidade do sono.
ü Ainda referindo-se a ansiedade excessiva, que pode levar a compulsão, também é beneficiada com a Acupuntura, buscando o equilíbrio psicoemocional.

A Acupuntura poderá sim ser usada para emagrecer. Contudo, todos os benefícios que ela proporciona, somente representarão  resultados na balança, se forem acompanhados de uma reeducação alimentar; se existir a manutenção de uma dieta saudável, de acordo com as orientações de nutricionistas; se ocorrer a prática de  exercícios físicos regulares; se ocorrer a ingestão de água em quantidade satisfatória e por fim, se forem seguidas as orientações individualizadas da sua acupunturista.

Enfim, a Acupuntura, auxiliada por demais condutas complementares do processo de emagrecimento, regula o organismo, melhorando o funcionamento dos órgãos e proporcionando bem-estar, o que, consequentemente, poderá levar à perda de peso.

A Acupuntura é um tratamento extremamente eficaz, mas sozinho não tem o poder de fazer você emagrecer. As agulhinhas e sementinhas não são mágicas... O objetivo desta metodologia é colocar você em condições de perder peso de maneira saudável, onde a pessoa que deseja emagrecer precisa fazer também a sua parte.

Referencial Bibliográfico
Estética. Fernando A. C. Fernandes. Editora Ícone. SP 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário